(71) 3014-2020

MAthematical Simulation TEchnology and Research Services

Nossos Serviços

A D&D MASTERS tem a competência e experiência necessárias para realizar consultorias qualificadas e serviços de desenvolvimento de tecnologia em uma ampla variedade de indústrias. Embora a maioria dos nossos serviços são baseados em software e que, eventualmente, o serviço prestado possa incluir o desenvolvimento de uma solução computacional para o cliente, a D&D MASTERS não é fornecedora de software. Clicando nas opções do menú ao lado poderá ler mais sobre a gama de serviços que oferecemos e achar aquele que a sua empresa procura.

  • Análise de RIsco, Segurança e COnfiabilidade (RISCO)
  • Modelagem Matemática e Computacional
  • Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Avançados

A empresa fornece serviços de complexidade e alcance variáveis que vão desde uma FMEA até uma APS ou até à Gestão Orientada à Segurança.

Em função das suas necessidades e orçamento, a D&D configura o serviço que forneça o maior retorno do seu investimento em matéria de segurança, confiabilidade e disponibilidade.

Os serviços prestados pela D&D podem ser executados totalmente por uma equipe de especialistas própria na área ou por uma equipe conjunta na qual também participem seus especialistas. Em qualquer caso, o treinamento do pessoal das instalações em segurança e confiabilidade é essencial.

Nome do Serviço: Análise de Risco Confiabilidade e suas Aplicações
Código: RISCO001::ARCA

Resumo: Os processos industriais atuais estão se tornando cada vez mais complexos. Neles se relacionam as funções dos equipamentos e ações humanas. As Análises de Confiabilidade e Risco estudam a influência destes contribuintes na segurança e na disponibilidade dos sistemas.

Objetivo: A D&D oferece uma análise multidisciplinar com ferramentas e procedimentos de trabalho próprios que permitem identificar, classificar e gerenciar os riscos envolvidos em processos complexos que ocorrem nas instalações em estudo.

Benefícios: Um motivo permanente de preocupação dos gestores de instalações industriais, é a otimização do uso dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos destinados à garantia da operação segura e confiável das suas instalações. Os clientes que optam por este serviço conseguem identificar e classificar segundo seu impacto socio-ambiental e econômico-financeiro (SAEF) os riscos tecnológicos e humanos latentes nas suas instalações o que possibilita a priorização das ações para minimizar os riscos com maior impacto, possibilitando, desta forma, um uso mais adequado dos recursos alocados para esse objetivo essencial da organização. Como benefício adicional, as ações para aumentar a segurança tem um impacto direto no crescimento da disponibilidade pela diminuição da taxa de paradas não previstas por acidentes e incidentes de operação. Paralelamente, a análise de confiabilidade impacta diretamente o processo tecnológico quando aplicada a sistemas de processamento contínuo, pois se torna possível gerenciar os contribuintes (técnicos ou humanos) que afetam a disponibilidade das instalações.

Destaques:

  • Identificação dos riscos tecnológicos e humanos latentes nas suas instalações e classificação segundo seu impacto Socio-Ambiental, Financeiro e Econômico (SAFE). (FEES – Financial-Economical Environmental and Social);
  • Priorização das ações para minimizar os riscos com maior impacto;
  • Otimização do uso dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos destinados à garantia da operação segura e confiável das suas instalações;
  • Aumento da disponibilidade pela diminuição associada da taxa de paradas não previstas por acidentes e incidentes de operação;
  • Gerenciamento dos contribuintes (técnico ou humano) que afetam a disponibilidade das instalações;
  • Melhoria do processo tecnológico em sistemas de processamento contínuo.

Setores Beneficiados: Os nossos serviços beneficiam às áreas de confiabilidade operacional, ergonomia, segurança do trabalho, otimização da manutenção e gestão de riscos.

Nossa abordagem: A depender das necessidades, da complexidade da instalação, do problema abordado, e da disponibilidade de dados, podem ser utilizadas técnicas quantitativas e/ou qualitativas. As principais técnicas qualitativas são: Análise dos Modos e Efeitos de Falhas (FMEA), Avaliação do Nível de Segurança (ENS), Análise de Cenários Condicionados - What if? (E se?) e a Simulação e Monitoramento de Indisponibilidades. As principais técnicas quantitativas são: Análise de Confiabilidade de Sistemas, Análise Probabilística de Segurança, Análise de Risco de Vias Livres, Monitoramento de Risco e Gestão da Manutenção Orientada à Segurança (SOM).

A implementação de todos os serviços é baseada em ferramentas proprietárias, o que permite a customização das mesmas para melhor atender às necessidades e expectativas do cliente. Sendo de seu interesse, o serviço pode incluir o desenvolvimento e implantação de múltiplas aplicações para otimizar o projeto, operação, manutenção e outras áreas da gestão da operação das instalações.

Avaliação Básica de Risco e Confiabilidade
Código: RISCO002::ARCON

Resumo: As organizações com menos experiência ou tradição na gestão dos assuntos relacionados com a análise de segurança e disponibilidade, deveriam começar com a aplicação de métodos menos complexos. Por isso são aconselháveis os métodos que requerem menor volume de dados estatísticos sobre freqüências de falhas e menor nível de expertise no assunto. Neste grupo se encontram os chamados métodos qualitativos e semi-quantitativos de análise de risco e confiabilidade.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar treinada em ferramentas e metodologias de análise qualitativa e semi-quantitativa de confiabilidade e risco. Este serviço caracteriza uma fase inicial da análise de segurança e disponibilidade, adequada para organizações com pouca experiência nesta atividade.

Destaques: Os clientes que optam por este serviço adquirem um conhecimento profundo dos riscos e das vulnerabilidades à indisponibilidade presentes nas suas instalações e/ou sistemas tecnológicos. Como resultado deste tipo de análise serão identificadas fontes de perigo e de indisponibilidade, classificadas segundo seu impacto na segurança das instalações, nos riscos ocupacionais e na gravidade dos efeitos sobre a produção.

Benefícios

  • Aquisição de conhecimento detalhado dos riscos e das vulnerabilidades à indisponibilidade presentes nas suas instalações e/ou sistemas tecnológicos;
  • Identificação das fontes de perigo e de indisponibilidade;
  • Classificação das fontes de perigo e de indisponibilidade segundo seu impacto na segurança das instalações, nos riscos ocupacionais e na gravidade dos efeitos sobre a produção.

Setores Beneficiados: Este serviço impacta as áreas de confiabilidade operacional, ergonomia, segurança do trabalho, otimização da manutenção e gestão de riscos.

Nossa abordagem: Usamos técnicas qualitativas e/ou semi-quantitativa como FMEA, FMECA, e-FMEA, Avaliação do Nível de Segurança (ANS) e What if? (E se?). A implementação de todos os serviços é baseado em ferramentas proprietárias, o que permite a adaptação das mesmas às peculiaridades da instalação.

Simulação e Monitoramento da Indisponibilidade
Código: RISCO003::MIND

Resumo: A indústria contemporânea é caracterizada por sistemas complexos onde a redundância e a diversidade orientam as bases de projeto. Contudo, durante a operação dessas instalações podem surgir configurações perigosas de indisponibilidade de equipamentos e instrumentos que comprometam a segurança e/ou a disponibilidade da instalação. Devido à variedade de causas que podem conduzir a essas configurações (erros humanos, falhas de equipamentos, manutenção, testes periódicos de equipamentos ou rodízios), combinado com a elevada complexidade das interfaces com os equipamentos dos sistemas tecnológicos, o monitoramento dessas configurações por parte do pessoal de operação é praticamente impossível.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar treinada neste tipo de análise utilizando ferramentas qualitativas para controlar as configurações perigosas que podem levar à indisponibilidade ou incidentes operacionais. Este serviço constitui uma ação inicial, mas não negligenciável, que visa à garantia permanente da operação segura da sua instalação e que não depende de dados fornecidos por estudos de segurança anteriores. As ferramentas utilizadas são baseadas no tratamento computadorizado de matrizes de dependência qualitativa dos equipamentos da instalação.

Benefícios: O engenheiro de confiabilidade e o pessoal de manutenção pode acompanhar com esta ferramentas o índice de indisponibilidade da instalação ou unidade produtiva, percebendo rapidamente o impacto sobre a segurança e a disponibilidade, da saída de serviço dos diferentes equipamentos, independentemente do nível de complexidade do esquema tecnológico ou do nível hierárquico em que os componentes são organizados. O monitoramento é realizado com base em um código de cores que permite identificar disparos de alarmes espúrios e alertas falsos de falhas reais assim como acompanhar a degradação das funções em diferentes graus. O sistema é de grande ajuda uma ajuda no planejamento e na realização de operações de desconexão de equipamentos pois avisa com antecedência qual será o estado do sistema após intervenções.

Destaques:

  • Acompanhamento contínuo do índice de indisponibilidade da instalação ou unidade produtiva;
  • Percepção rápida do impacto sobre a segurança e a disponibilidade, da saída de serviço dos diferentes equipamentos;
  • Monitoramento com base em um código de cores;
  • Identificação de disparos de alarmes espúrios ou falsos alertas de falhas reais;
  • Acompanhamento da degradação das funções dos sistemas em diferentes graus;
  • Suporte no planejamento e na realização de operações de desconexão de equipamentos;
  • Simulação do estado do sistema após intervenções ou saídas de equipamentos e/ou componentes.

Setores Beneficiados: Este serviço influi nas áreas de operação, manutenção e planejamento.

Nossa abordagem: Consiste na configuração e preenchimento das matrizes de dependências dos sistemas, componentes e subsistemas; para poder começar a utilizar a ferramenta, seja na sala de controle (modo on-line) ou no setor de planejamento da manutenção (modo off-line). Estudos de cenários com diferentes componentes fora de serviço podem ser realizados simulando previamente as configurações e avaliando a indisponibilidade da planta nesses cenários. No modo on-line o operador pode lançar a iminente saída de serviço de um determinado componente que está acusando defeito ou mal-funcionamento e a ferramenta indica a gravidade desse evento desde o ponto de vista de disponibilidade operacional do sistema como um todo. Desta forma o operador ficará ciente do impacto do evento e poderá tomar as devidas providências conforme especificado nas normas e procedimentos de operação.

Análise Quantitativa da Confiabilidade de Sistemas
Código: RISCO0004::AQCON

Resumo: As organizações com mais experiência e tradição na gestão dos assuntos relacionados com a análise de segurança e confiabilidade, dispõem de dados estatísticos suficientes e de pessoal capacitado para realizar estudos mais aprofundados. A Análise Quantitativa permite uma melhor compreensão e caracterização da influência dos contribuintes (equipamentos tecnológicos e ações humanas) sobre a confiabilidade dos sistemas e das dependências entre seus componentes, permitindo aos gestores implementar medidas técnicas e procedimentais para elevar o nível de confiabilidade e atingir novos patamares de excelência operacional. Este tipo de análise é recomendada para instalações complexas com elevado impacto sócio-ambiental em caso de acidentes e/ou elevado impacto econômico em casos de indisponibilidade forçada.

Objetivo: O serviço visa a realização da modelagem lógica dos sistemas e o cálculo das probabilidades de falha considerando as contribuições de todos os componentes e do relacionamento (inter-dependências) entre eles. Ademais, este tipo de estudo considera o impacto das ações humanas e procedimentais. A D&D oferece uma equipe multidisciplinar treinada em ferramentas de análise quantitativa de confiabilidade, liderada por especialistas pioneiros na construção de ferramentas e metodologias para análise quantitativa, com mais de 20 anos de experiência no uso destas técnicas.

Benefícios: Os clientes que optam por este serviço adquirem um conhecimento detalhado e quantificado das contribuições à confiabilidade dos diferentes componentes tecnológicos e humanos, identificando os pontos de vulnerabilidade. Como resultado deste tipo de análise serão identificadas fontes de perigo e de indisponibilidade, classificadas segundo seu impacto na segurança das instalações, nos riscos ocupacionais e na gravidade dos efeitos sobre a produção e/ou meio ambiente.

Destaques:

  • Aquisição de conhecimento detalhado (quantificado) das contribuições de cada componente e sub-sistema à confiabilidade no sistema como um todo;
  • Aquisição de conhecimento detalhado (quantificado) do impacto das ações humanas sobre a confiabilidade;
  • Identificação dos principais componentes e das condições operacionais que aumentam a vulnerabilidade (tendência a falha) do sistema;
  • Identificação das fontes de perigo e de indisponibilidade;
  • Classificação das fontes de perigo e indisponibilidade segundo seu impacto na segurança das instalações, nos riscos ocupacionais e na gravidade dos efeitos sobre a produção e ou meio ambiente.
  • Otimização dos gastos em matéria de segurança e confiabilidade;

Setores Beneficiados: Este serviço impacta as áreas de confiabilidade operacional, ergonomia, segurança do trabalho, otimização da manutenção e gestão de riscos.

Nossa abordagem: Uso de ferramentas proprietárias desenvolvidas na própria empresa que auxiliam no uso de técnicas quantitativas, tais como árvores de falhas, que são à base da análise quantitativa de confiabilidade de sistemas. Na ausência de dados estatísticos sobre taxas de falhas de componentes específicos se utilizam dados extraídos de bancos de dados genéricos compilados e curados por nossos especialistas. Paralelamente, se for aplicável, se projetam e implementam sistemas de coleta e tratamento de dados de componentes que permitem a especificação das análises de sistemas.

Análise Probabilística de Segurança
Código: RISCO005::APS

Resumo: Atualmente as instalações industriais apresentam um alto grau de complexidade. Na operação destas instalações se entrelaçam as funções dos equipamentos e as ações humanas. Quando as instalações apresentam um grande desafio para a segurança tecnológica e/ou ambiental, é necessário o uso de metodologias especiais para caracterizar os riscos associados à sua utilização. As Análises Probabilísticas de Segurança (APS) é a única metodologia capaz de interligar em um único modelo os eventos iniciadores de acidentes, as falhas e a indisponibilidade dos equipamentos em manutenção, os testes periódicos e a rotatividade de componentes, os erros humanos e as falhas dependentes.

Objetivo: O serviço visa à realização da modelagem lógica dos sistemas, a simulação de cadeias de eventos para identificar e classificar de forma quantitativa os riscos envolvidos nos processos analisados. Esta classificação permite a administração dos riscos envolvidos suportada por critérios quantitativos. A D&D oferece uma equipe multidisciplinar treinada em ferramentas próprias de análise probabilística de segurança, liderada por especialistas pioneiros na construção de ferramentas para APS, com mais de 20 anos de experiência no uso destas técnicas.

Benefícios: Os clientes que optam por este serviço adquirem um conhecimento detalhado e quantificado das sucessões de eventos com maior contribuição à degradação da segurança (maior probabilidade de ocasionar avarias e acidentes) identificando componentes, processos, procedimentos e condições mais vulneráveis.

Destaques:

  • Aquisição de conhecimento detalhado (quantificado) das contribuições de cada componente, processo, procedimento e regimes de operação ao risco de acidente;
  • Descoberta e classificação de eventos iniciadores de avarias e acidentes;
  • Sugestão de medidas técnicas e procedimentais para aumentar a segurança;
  • Aumento do nível de disponibilidade e declínio da taxa de acidentes e incidentes;
  • Otimização dos gastos em matéria de segurança e confiabilidade.

Setores Beneficiados: Este serviço impacta as áreas de confiabilidade operacional, segurança do trabalho, segurança tecnológica, otimização da manutenção e gestão de riscos.

Nossa abordagem: Uso de uma ferramenta proprietária desenvolvida na D&D que utiliza técnicas quantitativas, tais como árvores de falhas, que são a base para a análise de confiabilidade de sistema, combinadas com árvores de eventos, que suportam a análise de seqüências acidentais sob bases probabilísticas. Em caso de falta de dados estatísticos sobre taxas de falhas de componentes específicos dos sistemas tecnológicos se utilizam dados extraídos de bancos de dados genéricos compilados e curados pela empresa. Paralelamente, se for aplicável, se projetam e implementam sistemas de coleta e tratamento de dados de componentes que permitem a especificação dos sistemas e o posterior refinamento da APS.

Análise de Risco de Vias Livres
Código: RISCO006::ARVL

Resumo: Os altos custos de parada das instalações e os elevados índices de disponibilidade exigidos (por motivos econômicos e/ou regulatórios). Promoveram a realização de tarefas de manutenção em componentes e subsistemas tecnológicos durante a operação. Atualmente a manutenção em operação é um elemento essencial das políticas de exploração de instalações industriais. Durante as tarefas de manutenção em operação aumenta a proximidade das equipes de trabalho com os focos de perigo associados aos processos tecnológicos (alta temperatura, eletricidade, substancias tóxicas e radioativas), aumentando o numero de acidentes e incidentes que envolvem o pessoal de manutenção. Os acidentes ocorridos durante as tarefas de manutenção em operação são uma contribuição fundamental à taxa de acidentes da instalação. Por tais motivos, as Análises de Risco de Vias Livres (ARVL) se converteram no alicerce da segurança dos procedimentos de manutenção em operação.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar que utiliza ferramentas computacionais próprias para desenvolver analises preventivas e sistemáticas das vias livres necessárias à manutenção em operação. Estas análises permitem identificar, classificar e gerenciar os riscos envolvidos na implementação de vias livres e tarefas de manutenção.

Benefícios: Os clientes que optam por este serviço adquirem informação detalhada sobre os riscos associados à operação em manutenção. Permitindo identificar e classificar os principais contribuintes ao risco das tarefas de manutenção em operação. Esta classificação permite concentrar os esforços e recursos nas vias livres mais perigosas, diminuindo a taxa de acidentes ocorridos em tarefas de manutenção. Esta filosofia focaliza nos requisitos de segurança ocupacional, mudando o tradicional enfoque judicial através de companhias de asseguradoras, por um monitoramento pró-ativo focado no gerenciamento dos riscos.

Destaques:

  • Aquisição de conhecimento detalhado sob os riscos associados às tarefas de manutenção em operação, com detalhamento dos contribuintes humanos e tecnológicos;
  • Identificar e classificar os principais contribuintes ao risco durante as tarefas de manutenção;
  • Otimizar os custos de segurança durante à manutenção ao dedicar maiores recursos as vias livres mais perigosas;
  • Diminuição da taxa de acidentes em manutenção, e conseqüentemente da taxa de acidentes da instalação;
  • Melhoria das condições de segurança operacional com foco na prevenção de acidentes;
  • Diminuição de gastos com seguros e indenizações por acidentes laborais.

Setores beneficiados: Este serviço influi nas áreas de manutenção, segurança ocupacional, gestão de riscos e jurídica.

Nossa abordagem: Os nossos serviços são baseados em técnicas quantitativas que utilizam árvores de falhas para modelar sistematicamente as diferentes configurações de isolamento necessárias para implementar as vias livres. Os modelos incorporam contribuintes relacionados aos erros humanos e falhas dos equipamentos de isolamento, todo isso na fase de alinhamento e conservação das vias livres. Partindo da análise detalhada é possível obter indicadores globais ou relativos ao nível dos contribuintes; também podem ser obtidos indicadores específicos por via livre ou indicadores médios por estratégia de manutenção.

Monitoramento de Risco
Código: RISCO007::RIMON

Resumo: As instalações industriais atuais são compostas por esquemas tecnológicos complexos onde os princípios de redundância e diversidade orientam projeto da instalação. Durante a operação dessas instalações podem surgir configurações perigosas de indisponibilidade de equipamentos que comprometam a segurança e/ou disponibilidade de toda a instalação. Dadas as diferentes causas que podem provocar essas configurações perigosas (erros humanos, falhas de equipamento, tarefas manutenção, testes periódicos ou rotatividade de equipamentos) e da complexidade das interfaces dos equipamentos em sistemas tecnológicos; é impossível para o pessoal de operação assumir a responsabilidade de monitorar estas configurações. Nestes casos as boas práticas de excelência operacional recomendam o uso de ferramentas e mecanismos autônomos que realizem as tarefas de monitoramento.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar treinada no desenvolvimento e utilização de ferramentas quantitativas de análise para o monitoramento do risco. Estas ferramentas permitem em uma primeira etapa, denominada off-line, o acompanhamento da segurança tecnológica da instalação através do monitoramento do estado do equipamento. Em uma segunda etapa, mais evoluída, o monitor de risco permite o acompanhamento on-line da segurança tecnológica através do acoplamento do monitor com os sistemas de controle da instalação.

Benefícios: Os operadores que utilizem esta ferramenta podem acompanhar a segurança tecnológica da instalação através do uso de indicadores quantitativos projetados especificamente para esta função. Estes indicadores permitem conhecer o estado atual da segurança com base no estado operacional dos vários componentes da instalação, ou podem ser utilizados em uma abordagem preditiva antecipando potencias incidentes operacionais. O nível atual de desenvolvimento dos monitores de risco, quando eles têm implementado todas as suas seqüências e interfaces, permite o monitoramento interdisciplinar (fontes de risco de natureza industrial, de transportes, tecnológicas, biológicas, etc), com cenários de impacto ocupacional, tecnológicos e ambiental. Entre as possibilidades desenvolvidas nos monitores estão: o acompanhamento de configurações críticas em tempo real; otimização das atividades de operação e manutenção; e cálculos de dados confiabilidade de componentes com base nos registros de funcionamento do equipamento.

Destaques:

  • Conhecimento profundo das características da instalação e seus sistemas tecnológicos;
  • Acompanhamento autônomo e em tempo real da segurança tecnológica da instalação, com controle de configurações críticas;
  • Uso de indicadores de segurança e risco de ultima geração;
  • Abordagem preditiva antecipando incidentes, avarias e acidentes;
  • Otimização das atividades de operação e manutenção;
  • Melhoramento contínuo das atividades de operação na busca da excelência operacional;
  • Geração de dados de confiabilidade de componentes específicos para os equipamentos instalados.

Setores beneficiados: Quem recebe os principais benefícios pelo uso de ferramentas de monitoração de risco é o setor de operação.

Nossa abordagem: Para utilizar e implantar uma ferramenta de monitor de riscos primeiro deve ser executada uma Análise Probabilística de Segurança (APS) na instalação. Os resultados da APS permitem criar os modelos de entrada do monitor. Em seguida é feita a configuração e adaptação da ferramenta as especificações da instalação sendo possível o acompanhamento da segurança da instalação na etapa off-line. A evolução ao monitoramento on-line precisa da integração do monitor ao sistema de automação e controle da instalação. Uma qualidade adicional desta ferramenta é o nível de compactação dos registros, o que garante que a apresentação, transporte, tratamento e armazenamento de informações é feito de forma rápido e eficiente.

Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC)
Código: RISCO008::MCCON

Resumo: Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) é uma metodologia sistemática de otimização que identifica as tarefas de manutenção mais aplicáveis e eficazes. Os termos aplicáveis e eficazes, se correspondem, respectivamente, com a obtenção dos melhores resultados técnicos e econômicos da manutenção. Em geral, é uma metodologia sustentada na determinação dos equipamentos críticos e na aplicação das técnicas menos invasivas para a manutenção, começando com o uso de técnicas de diagnóstico preditivo, monitoramento detectivo e manutenção preventiva.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar de análise que utiliza ferramentas próprias para gerenciamento da manutenção. Estas ferramentas permitem planificar, executar e avaliar a MCC nos componentes, sistemas e subsistemas previamente selecionados em sua instalação.

Benefícios: O uso da MCC tem um efeito significativo sobre os requisitos técnicos e os custos do programa de manutenção. A aplicação do MCC garante altos níveis de disponibilidade do sistema, uma vez que prioriza equipamentos críticos dedicando a estes maiores esforços e recursos. Em estes equipamentos críticos são identificadas as ações de manutenção menos invasivas minimizando o impacto sobre o estado técnico dos equipamentos e os erros de manutenção. Adicionalmente otimiza-se o tempo entre testes periódicos e intervenções de manutenção. As analises posteriores sobre os dados históricos de manutenção se simplificam e se concentram nos equipamentos críticos de cada sistema. Outras vantagens da MCC são: identificação de problemas no desenho da instalação, reconhecer as peças de reposição e ferramentas que devem ser marcadas como prioritárias, e o diminuição das horas-homem dedicadas a ações de manutenção.

Destaques:

  • Aumento da disponibilidade da instalação pela otimização do programa de manutenção e a redução das paradas forçadas;
  • Diminuição dos custos de manutenção;
  • Identificação dos equipamentos críticos e das ações de manutenção mais eficazes;
  • Otimização dos recursos de manutenção que são dedicados aos equipamentos críticos;
  • Otimização das provas periódicas e redução das intervenções de manutenção;
  • Otimização do estoque de peças de reposição.

Setores beneficiados: Este serviço influi diretamente nas áreas de manutenção e operação.

Nossa abordagem: A manutenção centrada na confiabilidade (RCM) tem como ponto de partida à determinação dos sistemas tecnológicos da instalação que serão objeto da analise, nesta etapa podem ser usados critérios de APS e avaliações da influência relativa destes sistemas sobre o programa de manutenção da instalação. Em seguida são obtidos os modelos probabilísticos de confiabilidade correspondentes a estes sistemas e começa a análise automatizada da aplicação dos métodos MCC. Posteriormente são pesquisados os dados históricos de manutenção com ênfase nos equipamentos críticos o que envolve uma análise detalhada das causas. É em este estágio que conseguimos refinar as políticas de manutenção preditiva, preventiva e detectiva focada nos equipamentos críticos.

Gestão da Manutenção Orientada à Segurança
Código: RISCO009::GMOS

Resumo: Atualmente a gestão do programa de manutenção é sustentada por métodos convencionais baseados em indicadores econômicos, sem a necessária ligação com um enfoque técnico da segurança. A abordagem GMOS envolve o acoplamento da gestão econômica de manutenção; através de bases de dados únicas, interativas e multiusuário; com ferramentas de otimização técnica. Estas ferramentas incluem a análise sistêmica dos sistemas tecnológicos e o acompanhamento da segurança do pessoal mantenedor. A integração dos aspectos econômicos e de segurança técnica impacta as áreas de planejamento, preparação, execução e avaliação da manutenção.

Objetivo: A D&D oferece uma equipe multidisciplinar de análise que utiliza ferramentas próprias para gestão de manutenção que permitem planejar, preparar, executar e avaliar a manutenção com um enfoque integral técnico-econômico; e, principalmente orientada a segurança da instalação.

Benefícios: A gestão da manutenção orientada a segurança garante um enfoque integral nas atividades de manutenção combinando os indicadores econômicos tradicionais, com a busca de elevados níveis de segurança e disponibilidade técnica na instalação. A base na otimização da manutenção é utilizar modelos probabilísticos de risco como fonte de padrões para avaliação dos sistemas, das vias livres, do planejamento e da avaliação da manutenção e da própria manutenção centrada em confiabilidade.

Destaques:

  • Aumento da disponibilidade da instalação pela otimização do programa de manutenção e a redução das paradas forçadas;
  • Aumento dos níveis de segurança e confiabilidade durante a operação e as atividades de manutenção;
  • Estabelecimento de um programa de manutenção com padrão de excelência;
  • Otimização dos custos de manutenção.

Setores beneficiados: Este serviço influi diretamente nas áreas de manutenção e operação.

Nossa abordagem: A gestão da manutenção orientada à segurança considera o estabelecimento de um sistema de manutenção partindo de zero, o que inclui a identificação adequada dos equipamentos, a entrada dos dados técnicos, a formação da equipe de manutenção e a redação dos procedimentos de manutenção. A continuação, se conformam os padrões de avaliação probabilista da manutenção e das vias livres, que são sustentados por um sistema automático para construção de árvores de falhas a partir dos esquemas tecnológicos da instalação e bases de dados genéricas de confiabilidade. O planejamento das estratégias de manutenção é feito por métodos escalonados, típicos ou de redes, dependendo da complexidade das tarefas a incluir nos planos de manutenção. A otimização de estratégias permite um ciclo iterativo de avaliação com base em dados econômicos, de disponibilidade de pessoal, de modelos probabilísticos de sistemas e de risco de vias livres. Todo o sistema é complementado com métodos para cálculo de peças de reposição e sistemas de gestão de estoque, os que garantem um enfoque integral da gestão. Por último, o sistema automatiza uma parte significativa do método de Manutenção Centrada na Confiabilidade, e os resultados deste retro-alimentam as estratégias de manutenção com intervenções preditivas, preventivas e detectivas.

Navegue nos links abaixo:



























A simulação computacional de processos e operações específicas garante uma compreensão mais profunda dos mesmos, permitindo prever o seu comportamento futuro, ou realizar experimentos que de outra forma seriam inviáveis ou mesmo impossíveis de fazer.

A D&D MASTERS fornece serviços de modelagem matemática e computacional nas mais diversas áreas enre elas:

  • Termodinâmica e Hidrodinâmica de Fluídos (THF): Sistemas a fluxo, trocadores de calor e massa. Turbinas e sistemas a vapor. Reatores químicos, biológicos e nucleares. Simulação de reservatórios de petróleo e gás.
  • Técnicas Nucleares e Proteção Radiológica (TNPR): Projeto de sistemas de irradiação e cálculo de blindagem. Sondas nucleares para exploração geofísica.
  • Pesquisa Operacional (PO): Otimização paramétrica de processos. Modelos probabilísticos e determinísticos. Escalonamento ótimo de tarefas e processos. Otimização de tempo e recursos.
  • Processamento de Sinais e Reconhecimento de Padrões (PSRP): Técnicas de diagnóstico por ruído e vibrações. Sistemas de monitoração e alerta baseados em redes neurais inteligentes auto-adaptáveis e em árvores de decisão.

Sistemas diversos para Informatização de Processos de Negócio com o diferencial do uso extensivo da Computação Móvel e de Sistemas Embarcados. Uso de tecnologias avançadas e padrões de código aberto como Android, Java, Oracle e XML entre outros.


 © 2017 Copyright D&D MASTERS
logo Prêmio Top Of Quality 2012