(71) 3014-2020

MAthematical Simulation TEchnology and Research Services

Publicações

SEGURANçA - Publicado em 16/03/2012

Técnicas de análise de confiabilidade e risco (II). A análise mediante listas de verificação (Check Lists)

Técnicas de análise de confiabilidade e risco (II). A análise mediante listas de verificação (Check Lists)

A lista de verificação é uma técnica de análise de risco sustentada na experiência. Consiste em aplicar à instalação ou ao processo perigoso um questionário que cobre os elementos de segurança relativos a materiais, equipamentos e procedimentos operacionais. Desta forma, é possível identificar os tipos de perigo, deficiências de projeto e situações acidentais que poderiam surgir nos equipamentos do processo e nas atividades de operação eou manutenção que se executam.

A principal dificuldade desta técnica é a necessidade de preparar uma lista de verificação que compreenda apropriadamente todos os elementos relevantes à segurança do objeto que está sendo avaliado. Por isso, embora a lista de verificação possa ser aplicada por pessoal com pouca experiência, sua elaboração requer especialistas de alta qualificação e amplo domínio do processo e dos eventuais problemas de segurança que possam aparecer.

Um enfoque para elaborar as listas de verificação é partir de listas genéricas aplicadas em tecnologias semelhantes e adequá-las às condições específicas da instalação ou processo. Além disso, é muito importante um conhecimento profundo dos elementos regulatórios e normativas aplicáveis ao objeto em matéria de segurança, para que estes elementos estejam contemplados no conteúdo da lista. No caso específico do Brasil, existem um conjunto de Normativas Regulamentadoras (NR) emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que devem ser consideradas na elaboração de listas de verificação. As principais NR que devem ser ponderadas ao desenvolver uma lista de verificação são:

  • NR-6. Equipamentos de Proteção Individual - EPI
  • NR-8. Edificações
  • NR-9. Programas de Prevenção de Riscos Ambientais
  • NR-10. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
  • NR-11. Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
  • NR-12. Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
  • NR-13. Caldeiras e Vasos de Pressão
  • NR-15. Atividades e Operações Insalubres
  • NR-20. Líquidos Combustíveis e Inflamáveis
  • NR-23. Proteção Contra Incêndios
  • NR-26. Sinalização de Segurança

Entre as principais vantagens de utilizar listas de verificação estão à eficiência e a exatidão. O uso desta técnica para análises de risco é muito eficiente, uma vez desenvolvida a lista ela pode ser aplicada por pessoal técnico através de um processo de inspeção em minutos ou poucas horas. A exatidão da técnica é garantida pela construção de um questionário objetivo, as respostas as perguntas são simples e geralmente do tipo sim/não ou por agrupamento em níveis ou categorias.

Finalizamos este artigo mostrando um exemplo de uma lista de verificação genérica a ser utilizada para verificar a proteção contra incêndios:

Este artigo faz parte da serie Técnicas de análise confiabilidade risco, lançada neste site e que já teve as entregas:

1. Requisitos das técnicas de análise de confiabilidade e risco
2. Requisitos das técnicas de análise de confiabilidade e risco (I). A revisão de segurança

Autores:
     Dr. Dany Sanchez Dominguez
     Dr. José de Jesús Rivero Oliva

Voltar


Próximos Cursos

    Sem nenhuma turma aberta no momento.

Associados


 © 2017 Copyright D&D MASTERS
logo Prêmio Top Of Quality 2012